quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Vírus da boa gripe

Um concurso público me levou a ler Relações Humanas na família e no trabalho, do psicólogo francês Pierre Weil - sim, o dono daquele outro best seller da psicologia, O Corpo Fala

Versa sobre motivação, liderança, conflitos, etc, e o faz de forma extremamente didática, suave,  e com uma agradável média de duas figuras por página - daí a surpresa em vê-lo como bibliografia sugerida do tal concurso. 

Enfim. Lá pelas tantas o livro vem com essa:

"(...)fenômeno que foi descoberto há uns dez anos pelos psicólogos sociais. Estes notaram que quando uma pessoa diz um desaforo a outra, e esta pessoa, por razões diversas, não retruca com desaforo idêntico, ela fica guardando isto dentro de si, quer dizer, fica num estado de tensão tal que, na primeira oportunidade, terá de desabafar, de descarregar esta mesma tensão contra outra pessoa(...) Este estado de tensão se transmite, então, de pessoa a pessoa como se fosse o vírus da gripe."

Um fato sobre o qual todos podemos dar testemunhos pessoais quanto a sua existência, e sem para isso dispender lá muito esforço numa autoanálise... Mas e o contrário? E se o vírus dessa gripe tivesse outra carga?

O Dharmalog trouxe ontem um clipe-campanha cogitando essa outra carga e sugerindo, por que não?, que ela também é bem possível de tornar-se fato. É de assistir, refletir e ficar com um sorrisinho bobo na cara.


Um comentário:

  1. Hum, alto astral, positivo, otimista diria até que ao extremo.... é você mesmo César Franco?rs MAis gostei muito, e principalmente porque foi vc q postou.... =P

    ResponderExcluir