quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

The House Of Rising Sun

Gente de cabelo, digamos, duvidoso, tem uma peculiar capacidade de fazer músicas boas.



There is a house in New Orleans
They call The Rising Sun
And it's been the ruin of many other poor boys
And god, I know, I'm one

My mother was a tailor
She sewed my new blue jeans
My father was a gamblin' man
Down in new orleans

And the only thing a gambler needs is
A suitcase and a trunk
And the only time he'll be satisfied
Is when he's on a drunk

Oh mother, tell your children
Not to do what I have done
Spend your lives in sin and misery
In the house of the rising sun

Well I've got one foot on the platform
And the other on the train
I am going Back to new orleans
to wear that ball and chain

There is a house in New Orleans
They call The Rising Sun
And it's been the ruin of many other poor boys
And god, I know, I'm one





Esta é The House of Rising Sun por The Animals, 1964, uma música folk, antiga, deliciosamente melancólica, e em algo viciante.

Tem todo um mito sobre ela pois ninguém sabe ao certo sua origem. Há indícios de ter sua raízes ainda na Inglaterra e portanto teria sido adaptada aos Estados Unidos - mais especificamente, New Orleans - quando da imigração.

Mas a primeira gravação é de 1933, com Clarence "Tom" Ashley, e que teria aprendido a música com seu avô (portanto antiga quase nada). 

  
Apesar de ter tido diversas versões, a mais famosa foi aquela do The Animals. Alcançou um sucesso tremendo nas rádios americanas e inglesas, e na lista das 500 maiores músicas de todos os tempos que a Revista Rolling Stone fez a música está na posição 122. 

O vocal profundo de Eric Burdon somado ao teclado de Alan Price comendo solto explicam o sucesso. 

Curiosamente, eles gravaram a música em 1964, e portanto depois da gravação de Bod Dylan, que tinha sido em 1962, mas a versão do The Animals fez tanto sucesso que Bob Dylan é que ficou com a fama de ter feito a regravação. E outra curiosidade é que foi nessa versão do The Animals que a voz que canta assumiu uma posição evidentemente masculina, pois até então o mais comum era a música ser cantada como se fosse por uma mulher.


Bob Dylan em 1962. 



Em 1969 a banda americana Frijid Pink fez sua própria versão, assumidamente psicodélica - que foi outro tremendo sucesso e alcançou diversos países. 

Frijid Pink abusando da guitarra. 


Das trocentas versões gravadas, que passam por nomes tão diferentes como Beatles e Nina Simone, algumas chamam a atenção. Por exemplo, a versão de Santa Esmeralda no melhor estilo discoteca - lá da década de 1970 quando ainda existiam discotecas.

  
E segura aí que teve até versão brazuca assinada por Agnaldo Timóteo nos idos de 1965. 


A música tem diversos significados possíveis. Há quem a veja pelo sentido metafórico, há quem a veja pelo sentido literal - apesar de que ninguém nunca comprovou, de fato, ter encontrado alguma Casa do Sol Nascente em New Orleans. 

E teorias dizem que a Casa do Sol Nascente seria um bordel, outras teorias dizem que pode ser uma prisão. E como toda boa teoria que se preze, todas fazem sentido. 

O significado incontestável, porém, é o da desilusão diante da vida e das escolhas feitas - daí a melancolia que falei no início - e, portanto, uma música ótima para começar o ano. 

Ou não, né. 


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