domingo, 30 de maio de 2010

Desenhos antigos e propaganda

A internet é amiga de todo o tipo de procrastinação. Na facilidade dos links a gente perde fácil uma tarde toda, e daí que dar aquela pausa só para checar os e-mails é sempre uma tarefa arriscada: será que eu volto? Estudos, trabalho, até namoro; tudo vai pelo ralo das infinitas possibilidades virtuais.

No duro. E deve existir até algum inútil estudo sobre pessoas que vão checar seus e-mails e acabam abduzidas porque clicaram para ler a notícia X, aí foram pesquisar o que era a coisa Y citada na notícia, e portanto caíram num site Z muito legal que tinha N coisas.

Enfim, nessa espiral de portas que só levam a outras portas, acabei parando no MOB Magazine e encontrei uma lista de desenhos antigos da Walt Disney que serviram de propagandas escancaradas – hoje, para nosso alívio, é tudo mais camufladinho.

Aliás, descobri nisso que nos tempos das pedras já existia indústria de cigarros e que os preferidos de Barney e Fred eram os cigarros Winston. Pois é.

Mas os melhores desenhos são aqueles de meados de 1940. Propaganda de guerra muito barata, direta para os olhinhos redondos e infantes de uma geração de sobrinhos do Tio Sam. E o mais irônico é que os próprios desenhos norte-americanos criticando a Alemanha Nazista acabavam caindo na sua própria crítica. Caso do clássico ‘o sujo falando do mal lavado’.

Acho que é até mais do que isso. Assistir Pato Donald e outros satirizando um país - que não os EUA - sustentado numa indústria bélica, condenando um país guiado por políticas militares agressivas, culpando por fim a ideologia pré-formatada e alienante de uma nação, é uma grande piada pronta nos dias de hoje. Só colava mesmo nos anos 40.Dar uma olhada vale os minutos perdidos e compensa a procrastinação - palavra legal, não?















PS: no desenho do Donald aquele relógio sussurrando Heil Hitler, Heil Hitler é totalmente macabro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário