segunda-feira, 22 de março de 2010

Aquilo que não deu certo

Algumas coisas quando acabam deixam a impressão de que acabaram cedo demais. Para esse tipo de coisa a gente até faz uma forcinha compreensiva e consegue entender que tinha de ser assim; tipo Beatles, Kurt Cobain e namorinho de sétima série.

Já outras, acabam e a gente não consegue entender o por que daquilo acabar tão precocemente. Não entende mesmo, e passa a culpar a ordem cósmica maldosa – ou então simplesmente o perverso e ganancioso mundo capitalista. E definitivamente a série animada Mission Hill e banda Death são duas coisinhas que nos despertam essa incompreensão.

Não são coisas novas. O primeiro é de 1999, e o segundo de 1974. Mas acho que isso só aumenta o gostinho de coisa boa que se perdeu entre tanta porcaria. Vamos a explicação.

Mission Hill é um desenho estadunidense politicamente incorreto que faz humor usando de algumas figurinhas tipo casal gay, artistas autonomos e chargistas fracassados. Tem também os nerds e um cão, mas prossegue com uma série de personagens um tanto quanto alternativos.

O humor não é escrachado e quando fala de drogas, sexo ou usa de outros artifícios de ‘humor fácil’, até surpreende a gente por saír um pouco do comum. OK, não é um desenho cult, é só para rir, contudo consegue inovar no humor. E no traço também; a arte é show de bola.

Mas não deu certo. Ou o desenho era ruim ou as pessoas perderam a noção do bom. Durou 13 episódios, o que equivaleu como a sua única, curta e interrompida temporada. Parece que era para ser 18 episódios, porém não levaram para a frente devido a baixa audiência. Aqui no Brasil ficou sujeito às peripécias que o SBT faz com a sua programação – nunca avisa o que vai passar, quando vai passar, e nem se vai mudar de horário.

Não deu certo mas rendeu alguns fãs. Download

Death foi uma banda americana da década de 70 com muita marra. Depois de batalharem para terem seu disco gravado e finalmente conseguirem um contrato com uma gravadora, aconteceu o seguinte. Terminavam de gravar a sétima música quando foram informados que teriam que mudar o nome da banda, pois Death não pegava bem para a publicidade... principalmente com o nome do disco que era “...for the whole world to see”, que em tradução próxima, fica tipo Morte... para o mundo todo ver.

Diante dessa heresia, queriam que mudassem o nome da banda. Só que como rockeiros da velha guarda que eram, bateram o pé e acabaram tendo o contrato cancelado. Resultado? O tal disco teve somente aquelas sete músicas antes do enguiço, e acabou que só foi editado anos e anos depois.

Com uma história de birra dessas, a gente fica até curioso para saber qual era do som dos caras. E era som dos bons. Guitarras distorcidas e vocaizinhos com eco – aquele quê de psicodelia. Bom mesmo. Uma banda que acabou sem nem começar direito, deixando só essas sete músicas – e musicas que grudam sem serem chatas. Download

Enfim, projetos cancelados e interrompidos que poderiam ter dado certo. Como Andy, o chargista fracassado de Mission Hill disse, é esse o preço pela independencia.

Culpa desse mundo capitalista perverso e ganancioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário