sexta-feira, 5 de março de 2010

Literatura #1 - Literatura brasileira? Eca!

Em termos de literatura, sempre tive uma aversão ao que era feito por aqui em terras tupiniquins. Era aquele preconceito bobo contra a produção nacional, talvez originado nas entediantes aulas de literatura ministradas por professores nem um pouco interessados em deixar aquilo tudo mais interessante para uma porção de adolescentes inquietos.

Mas um dia encontrei a luz, o messias da salvação: Machado de Assis. Aleluia, irmão!, alguém grita ao fundo.



No ensino médio quando tentei ler Dom Casmurro achei um porre. Chato mesmo. Também achei meio truncado com aquele português que ninguém mais usa. Mas, por ironia do destino, a minissérie da Globo feita em cima dessa mesma obra machadiana, com toda aquela produção estética e uma trilha sonora maneira, despertou o que nenhum professor de literatura até então tinha conseguido despertar. Me atirei aos livros do Machadão – com o perdão da intimidade – e tive agradáveis leituras.

O que antes parecia chato, truncado, um porre, virou uma leitura que exigia um caderno para anotar aquelas frases ora de efeito, ora poéticas, e por que não filosóficas, que só Machado de Assis conseguiu fazer.

Animado com essa descoberta, fui para outros autores nacionais e vi que, pelo menos no meu caso, para aprecia-los só precisava mesmo de um pouco mais de boa vontade. Machado de Assis tem um charme que é só seu, isso é inegável, mas há muito o que ler em termos de literatura nacional, nova e ‘velha’, isento de qualquer arrependimento quanto a tempo perdido e visão gasta.

Ah, e fantastico ainda, apesar de não ser lá uma grande novidade, é que passados 70 anos da morte de um autor nacional, a obra vira domínio público. Ta em lei isso. Legal, não? Assim sendo, tudo do Machado – e tantos outros - ta na internet, pronto para ser lido e baixado, e sem peso na consciência.

Para quem quiser viajar nos contos machadianos, que pago um pau danado para eles, recomendo o blog Contos do Machado. Organizado e completo, são 218 textos à disposição.

Tudo para uma boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário